A Mercadona fez uma doação de 230 toneladas de alimentos a várias instituições no distrito de Braga em 2024. A empresa, com presença em Portugal, contribuiu com um total de 1.300 toneladas de alimentos e produtos a mais de 80 entidades de apoio social em todo o país, incluindo cantinas sociais, Bancos Alimentares e outras organizações de solidariedade, o que corresponde a aproximadamente 22.600 carrinhos de compras.
No total, a Mercadona doou 25.200 toneladas de produtos
No total, a Mercadona doou 25.200 toneladas de produtos em ambos os países onde opera, Portugal e Espanha. Essa quantidade de alimentos foi distribuída para cerca de 847 entidades sociais, das quais 85 são novas colaborações. Este esforço de doações foi complementado com campanhas de angariação de fundos, como as do Banco Alimentar Contra a Fome, da Cruz Vermelha Portuguesa e da Animalife. Essas campanhas, realizadas com o apoio dos clientes da Mercadona, arrecadaram mais de 190.000 euros, que foram convertidos inteiramente em produtos para as instituições beneficiárias.
A empresa tem vindo a expandir a sua presença em Portugal
A empresa tem vindo a expandir a sua presença em Portugal, onde tem 60 lojas e centros logísticos em locais como Póvoa de Varzim e Almeirim. Além das doações, a Mercadona também contribui com recursos humanos e logísticos em diversas iniciativas de cariz social, tanto a nível nacional como local, ajudando a promover ações de apoio direto às comunidades.
A Mercadona, como parte da sua estratégia de Responsabilidade Social, está empenhada em promover ações de apoio sustentável em todas as suas operações. A empresa é membro do Pacto Mundial das Nações Unidas desde 2011, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e mantendo um plano de ação social focado na inclusão de pessoas com deficiência, como é o caso do Projeto Trencadís, que promove a integração laboral de pessoas com incapacidade intelectual, as quais são responsáveis pela criação de murais decorativos nas lojas, nomeadamente na secção de peixaria.
Mercadona também se dedica à sustentabilidade ambiental
Além disso, a Mercadona também se dedica à sustentabilidade ambiental, com um sistema de gestão ambiental que inclui três eixos principais: produção sustentável, economia circular e descarbonização. A empresa trabalha em estreita colaboração com seus fornecedores para implementar o Projeto de Distribuição Urbana Sustentável e melhorar a qualidade do ar nas cidades, utilizando camiões e carrinhas movidas por tecnologias mais eficientes e limpas.