Duas menores estrangeiras foram encontradas sozinhas no interior de uma casa localizada na freguesia de Covas, no concelho de Vila Verde, durante uma ação de despejo, que ocorreu na manhã de sexta-feira.
De acordo com informações obtidas pelo VOX junto de um morador da freguesia, as menores estavam sozinhas e foram descobertas pelo agente de execução e pelo senhorio, que se deslocaram ao local para cumprir a ordem judicial de despejo. A casa estava sem eletricidade e o cenário encontrado era perturbador: o ambiente apresentava um grande acumular de lixo e um cheiro nauseabundo, o que agravou ainda mais a situação. Diante do quadro alarmante, o solicitador responsável pela execução e o senhorio alertaram imediatamente as autoridades.
As duas menores encontradas sozinhas ficaram sob a guarda da Polícia Judiciária (PJ) de Braga, que assumiu a investigação. As diligências e as buscas realizadas pelas autoridades terminaram no início da noite de ontem, após o Núcleo de Investigação Criminal da GNR e a Polícia Judiciária terem recolhido provas e outros indícios que podem estar relacionados com possíveis crimes adicionais.
Suspeitando da existência de crimes além dos de exposição e abandono de menores, as jovens foram inquiridas pela PJ para apurar mais detalhes sobre a situação. A investigação está a ser aprofundada, uma vez que surgiram suspeitas de que o caso possa envolver outras infrações.
Todos os bens encontrados na habitação, que incluíam objetos suspeitos, foram apreendidos pelas autoridades e ficaram sob a sua guarda para realização de análises forenses, a fim de obter mais informações que possam esclarecer a origem dos indícios encontrados e o envolvimento de outras partes no caso.