Esta quinta-feira, a partir das 18h00, na Sala dos Embaixadores do Palácio da Ajuda, será realizada a cerimónia de tomada de posse do primeiro-ministro e dos ministros que compõem o XXV Governo Constitucional. A nova equipa governativa apresenta poucas alterações em relação à anterior.
Dos 16 ministérios, Luís Montenegro optou por manter 13 ministros do executivo anterior, introduzindo apenas três novos elementos. A composição do governo inclui dez homens e seis mulheres.
Verifica-se ainda uma redução no número de ministérios e a criação de um novo: o Ministério da Reforma do Estado.
Já na sexta-feira, às 12h00, também no Palácio da Ajuda, tomarão posse os secretários de Estado. Até ao início da manhã desse dia, os seus nomes ainda não haviam sido divulgados.
Este é o quarto governo a ser empossado pelo atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o segundo chefiado pelo PSD desde que regressou à liderança do país.
Durante a cerimónia, na Sala dos Embaixadores, o Presidente dará posse primeiro ao chefe do Governo, seguido dos 16 ministros, que serão chamados individualmente, por ordem de hierarquia, para jurarem o cargo e assinarem o respetivo auto de posse.