O concelho de Vila Verde passa a contar com quatro postos distribuídos por diferentes zonas da área municipal, onde os habitantes e visitantes poderão usufruir de bicicletas elétricas. Os postos estarão localizados junto ao Posto de Turismo, à Escola Secundária, à EPATV (Escola Profissional Amar Terra Verde) e às Piscinas Municipais, oferecendo a possibilidade de utilizar estes veículos elétricos para deslocações mais práticas e sustentáveis. Para a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, o objetivo desta iniciativa é “facilitar a utilização de um equipamento para todos, não só para os mais jovens, mas também para os mais velhos, promovendo um acesso alargado à mobilidade verde e sustentável.”

Duas modalidades de utilização das bicicletas: de fidelização e a de não fidelização.

Existem duas modalidades de utilização das bicicletas: a modalidade de fidelização e a de não fidelização. Na modalidade de fidelização, os utilizadores podem adquirir um passe mensal por 20 euros, que permite a utilização diária da bicicleta por uma hora. Já na modalidade de não fidelização, o utilizador terá de deixar uma caução, que será devolvida no final do período de utilização, proporcionando flexibilidade para quem não pretende adquirir o passe mensal.

Os interessados em aderir ao serviço podem dirigir-se aos serviços municipais para efetuar a aquisição do seu passe e, em breve, estará disponível uma plataforma online para facilitar o processo de inscrição e aluguer das bicicletas elétricas. Para marcar o lançamento do serviço, houve uma cerimónia especial, com a participação dos alunos da EPATV e da Escola Secundária, e uma atuação do Trial Portugal, grupo de demonstração de habilidades de bicicleta.

Ciclovias pouco usadas em Vila Verde

Júlia Fernandes, presidente da Câmara Municipal, destacou a importância deste projeto no âmbito da “aposta no turismo da natureza”, lembrando que o concelho tem investido nas ciclovias, como é exemplo a Ciclovia Urbana de Vila Verde, que, por sua vez, tem-se notado a falta de utilizadores neste troço de via reservada a bicicletas.

Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia de Vila Verde de Barbudo relembrou o investimento significativo nas ciclovias do concelho, que agora se vêem beneficiadas com a inclusão das bicicletas elétricas no sistema de mobilidade local. A utilização da bicicleta, como sublinhou, traz benefícios para a saúde, ao mesmo tempo que promove a integração de famílias e comunidades, incentivando um estilo de vida mais ativo e saudável.