Um sismo com magnitude próxima de 4.0 na escala de Richter foi sentido esta quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026, na região de Lisboa, por volta das 12h14, segundo informação divulgada pelo portal SAPO e relatos recolhidos por vários meios de comunicação social.
O abalo foi percecionado por residentes na capital e em vários concelhos limítrofes, não havendo, até ao momento, indicação de vítimas ou de danos materiais significativos. De acordo com dados preliminares, o epicentro terá sido localizado a cerca de 23 quilómetros de Mafra, numa zona já conhecida por atividade sísmica ocasional.
Apesar de ter sido claramente sentido pela população, o sismo é classificado como de intensidade moderada no contexto da sismicidade em Portugal continental. Especialistas lembram que abalos desta magnitude, embora pouco frequentes, não são inéditos e tendem a não provocar estragos relevantes.
Portugal encontra-se numa área de sismicidade moderada, influenciada pelos movimentos da placa euro-asiática e pelas estruturas tectónicas do Atlântico adjacente. Nos últimos anos, registaram-se episódios semelhantes, como o sismo de magnitude 4.8 sentido em Lisboa em fevereiro de 2025, que também não causou consequências graves.
Até ao início da tarde, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera ainda não tinha divulgado informação técnica detalhada sobre a profundidade do sismo ou as coordenadas exatas do epicentro. As autoridades recomendam o acompanhamento das comunicações oficiais para eventuais atualizações sobre o fenómeno.
