O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, será novamente o cabeça de lista do partido pelo círculo eleitoral de Braga nas eleições legislativas de maio. Já a líder parlamentar do partido, Mariana Leitão, assumirá pela primeira vez a liderança da lista de candidatos por Lisboa.
De acordo com um comunicado divulgado pela IL, a Comissão Executiva do partido aprovou nesta terça-feira os nomes dos cabeças de lista para as legislativas de 18 de maio. Essas escolhas ainda serão submetidas à aprovação do Conselho Nacional do partido, que se reunirá no próximo domingo em Braga.
Rui Rocha, natural de Braga, já liderou a lista do partido neste círculo eleitoral nas últimas duas legislativas, em 2022 e 2024, conseguindo em ambas garantir a sua eleição como deputado.
Mariana Leitão, que recentemente anunciou a sua intenção de se candidatar às presidenciais de 2026, estreia-se como cabeça de lista. Nas legislativas anteriores, ela foi eleita como a número dois da lista por Lisboa, na época liderada por Bernardo Blanco. Blanco, por sua vez, anunciou esta semana que deixará de ser deputado.
Além de Rui Rocha e Mariana Leitão, a IL confirmou também que Carlos Guimarães Pinto, ex-líder do partido e atual deputado, será novamente o cabeça de lista pelo Porto, repetindo a posição ocupada nas duas últimas legislativas.
Joana Cordeiro, que integra a Comissão Executiva de Rui Rocha, voltará a liderar a lista de candidatos por Setúbal, enquanto Mário Amorim Lopes será novamente o cabeça de lista em Aveiro, como aconteceu em 2024, ano em que foi eleito deputado.
Outro destaque é André Abrantes Amaral, membro da direção do partido, que liderará a lista por Leiria. Embora não tenha sido eleito em 2024, André assumiu o cargo de deputado temporariamente em fevereiro, substituindo Bernardo Blanco durante a suspensão do seu mandato.
Outros nomes confirmados pela IL incluem Manuel Lemos, médico e dirigente do partido, que liderará em Castelo Branco; Daniel Viegas, gestor, por Faro; Ana Moura, médica e ex-atleta olímpica, pelo círculo da Europa; e Christian Höhn, presidente da associação Venexos, pelos círculos fora da Europa.
Sob o lema “Acelerar Portugal”, a IL pretende focar-se na modernização do Estado, no combate à estagnação económica e na restauração da confiança nas instituições. Na última eleição legislativa, realizada em março de 2024 e sob a liderança de Rui Rocha, o partido alcançou seu melhor resultado histórico, com 5,08% dos votos, mantendo os oito deputados já conquistados em 2022, quando o partido era liderado por João Cotrim Figueiredo.