O ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, foi hoje condenado a pagar uma multa de 10.800 euros por agressão sexual à jogadora Jenni Hermoso, após a ter beijado sem o seu consentimento durante a final do Mundial de 2023.
De acordo com a sentença do juiz da Audiência Nacional, José Manuel Fernández-Prieto, que presidiu ao julgamento, Luis Rubiales foi condenado pelo crime de agressão sexual e terá de pagar uma multa de 20 euros por dia durante 18 meses.
Rubiales foi julgado por agressão sexual devido ao beijo a Jenni Hermoso no Estádio de Sydney, em agosto de 2023, momento em que as jogadoras da seleção espanhola eram homenageadas por várias autoridades e recebiam as medalhas de campeãs do mundo, título que haviam conquistado.
Além disso, Rubiales foi também julgado por coação, juntamente com o ex-diretor da seleção masculina de Espanha, Albert Luque, o então selecionador Jorge Vilda e o antigo diretor de marketing da federação, Rubén Rivera, por alegadas pressões à jogadora nos dias seguintes ao incidente, para que fizesse declarações públicas minimizando o que ocorreu em Sydney, algo que a acusação considera ter sido uma tentativa de justificar o comportamento de Rubiales.
O Ministério Público tinha solicitado uma pena de dois anos e meio de prisão para o ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol.