Ricardo Silva encabeçará o movimento independente “Amar e Servir Braga”. Em 2013 e 2017, foi eleito na freguesia de S. Victor nas listas de uma coligação de direita liderada pelo PSD.
Ricardo Silva vai candidatar-se como independente à Câmara de Braga nas autárquicas deste ano, depois de três mandatos consecutivos como presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, foi esta segunda-feira anunciado. Em nota enviada à Lusa, Ricardo Silva acrescenta que encabeçará o movimento “Amar e Servir Braga”.
A apresentação pública da candidatura está marcada para quarta-feira, tendo o candidato remetido para essa altura “todas e quaisquer” outras informações relacionadas com a candidatura.
Ricardo Silva está a cumprir o terceiro mandato consecutivo como presidente da Junta de Freguesia de S. Victor. Em 2013 e 2017, foi eleito nas listas de uma coligação de direita liderada pelo PSD. Em 2021, avançou como independente e voltou a ganhar, com 37,59% (4.399). A coligação de direita que antes liderara ficou-se pelos 26,46%.
S. Victor é uma freguesia urbana com mais de 25 mil eleitores. Para as autárquicas em Braga, estão já anunciadas as candidaturas de João Rodrigues (PSD), António Braga (PS) e João Baptista (CDU).
Atualmente, o executivo de Braga é composto por seis eleitos da coligação liderada pelo PSD, quatro do PS e um da CDU.
As eleições autárquicas deste ano devem ocorrer entre 22 de setembro e 14 de outubro.