Na tarde desta segunda-feira, durante uma reunião da bancada do PSD, Luís Montenegro confirmou que José Pedro Aguiar-Branco será novamente o candidato do partido à presidência da Assembleia da República. A proposta de recondução de Aguiar-Branco já era amplamente antecipada, e agora se concretiza oficialmente.
A conferência de líderes, que antecede a primeira reunião da Assembleia da República, agendada para terça-feira, dia 3 de junho, acontecerá às 15h30 e servirá para definir o futuro dos principais cargos no Parlamento. Aguiar-Branco, que entrou na reunião juntamente com Montenegro e o líder da bancada do PSD, Hugo Soares, viu confirmada a sua candidatura por parte do seu partido, e com o apoio anunciado pelo Chega.
André Ventura, líder do Chega, revelou que o seu partido dará o seu apoio à recondução de Aguiar-Branco, após reunião com o próprio. O presidente do Chega garantiu que a sua formação política não avançará com qualquer candidatura à presidência da Assembleia, limitando-se a apresentar um nome para um dos cargos de vice-presidência. “Não fizemos qualquer exigência ao partido mais votado”, sublinhou Ventura, acrescentando que a prioridade do Chega continua a ser a resolução dos problemas dos cidadãos, e não a rotatividade nas funções da Assembleia.
Com o apoio do Chega garantido, José Pedro Aguiar-Branco tem agora um caminho livre para a sua reeleição, podendo contar com a continuidade das suas funções até ao fim da legislatura, sem quaisquer obstáculos.