Atualidade

MP espanhol pede 226 anos de prisão para português

MP espanhol pede 226 anos de prisão para português que matou quatro pessoas em casamento em Madrid

Português terá matado quatro pessoas e feriu nove num casamento na região de Madrid. Homem terá pegado num carro e lançando-o contra a multidão “como num atentado jihadista”, diz MP espanhol.

O português que em 2022 matou quatro pessoas e feriu nove num casamento em Espanha começou esta segunda-feira a ser julgado em Madrid, com o Ministério Público a pedir 226 anos de prisão e as acusações particulares prisão permanente.

Nascido em 1987 e residente em Espanha, M. da S. M., de nacionalidade portuguesa, está acusado pelo Ministério Público de quatro crimes de assassínio e mais nove de tentativa de assassínio.

Segundo a Procuradoria espanhola, em 06 de novembro de 2022 lançou intencionalmente o carro que conduzia contra um grupo de convidados de um casamento em Torrejón de Ardoz, na região de Madrid.

“Pegou no carro e lançou-o contra a multidão, como num atentado jihadista”, realçou o advogado Juan Manuel Medina, que representa a família de uma das vítimas mortais, um rapaz menor de idade.

O advogado, que falava aos jornalistas à entrada do tribunal de Madrid onde arrancou o julgamento esta segunda-feira, realçou que não há dúvida de que o atropelamento foi intencional e que isso mesmo confirmam os relatórios periciais, que “demonstram claramente” que o acusado acelerou para lançar o carro sobre um grupo de pessoas que estavam concentradas junto a um restaurante onde se celebrava um casamento.

As acusações particulares – das famílias das vítimas mortais – pedem que o português seja condenado a prisão permanente revalidada periodicamente, uma pena prevista no Código Penal espanhol que pode traduzir-se, na prática, numa prisão perpétua.

Na acusação do Ministério Público, a que a Lusa teve acesso, lê-se que o arguido, conhecido como “o português” e com antecedentes penais, foi à festa de um casamento em Torrejón de Ardoz, com dois filhos e dois sobrinhos, tendo um destes menores protagonizado um incidente dentro do restaurante, pelo que o grupo foi convidado a abandonar o local, já na madrugada de 06 de novembro de 2022.

A discussão no interior do restaurante continuou fora do espaço e foi então, segundo o Ministério Público, que o acusado se dirigiu ao carro que tinha estacionado nas imediações e “acelerou o motor sabendo da presença das pessoas ali concentradas”.

“Com total vontade de causar-lhes a morte ou assumindo a possibilidade de que isso acontecesse, atropelou várias delas”, lê-se no documento.

“O acusado dirigiu o veículo” para as vítimas “sem lhes dar a oportunidade de se afastarem”, acrescentou o Ministério Público.

O arguido fugiu do local após o atropelamento, mas foi detido horas mais tarde e está em prisão preventiva desde então.

Os dois filhos, que tinham então 16 e 17 anos e iam com o acusado no carro quando fugiu, foram entregues à mãe pelas autoridades.

No atropelamento morreram uma mulher de 66 anos, dois homens de 68 e 37 e um menor, de 17 anos, todos espanhóis.

O julgamento arrancou esta segunda-feira, em Madrid, com a constituição do jurado popular.

Para os próximos dias, está prevista a audição de dezenas de testemunhas e peritos, em sessões já agendadas até 30 de maio.

O acusado será ouvido a seguir, antes das alegações finais de todas as partes, segundo um guião provisório e inicial do julgamento divulgado pelo tribunal.

A polícia espanhola reforçou hoje a segurança junto ao edifício do tribunal onde arrancou o julgamento, por considerar haver possibilidade de confrontos entre as famílias do acusado e as das vítimas, noticiaram diversos meios de comunicação espanhóis, citando fontes policiais e judiciais.

No entanto, junto ao tribunal concentraram-se hoje apenas jornalistas, que aguardavam a chegada dos advogados e procuradores.

VOX / Agências

Recent Posts

Catarina Martins: “Comigo Presidente, o Chega nunca será Governo”

Catarina Martins deu a primeira entrevista após a apresentação da sua candidatura às eleições presidenciais…

12 horas ago

Gestores de Frota: Como o Software de Logística Simplifica a Operação e Melhora os Resultados

Gerir uma frota de transporte é uma tarefa complexa e exigente. Entre o planeamento de…

13 horas ago

Vila Verde. Dst group investe em Soutelo e cria Escola Industrial

Foi hoje inaugurado, em Soutelo, Vila Verde, o primeiro Campus do Pensamento Industrial e Digital…

1 dia ago

Cenas de pancadaria marcam Festas das Colheitas em Vila Verde (C/Vídeo)

A noite de sábado das Festas das Colheitas de Vila Verde ficou marcada por uma…

1 dia ago

Parlamento aprova proibição da utilização de burca em espaços públicos em Portugal

Assembleia da República aprovou esta sexta-feira o projeto de lei do Chega que proíbe o…

4 dias ago

Opinião. Senhora Presidente, promessas de Aboim são para cumprir

Em política, prometer é comprometer-se. E comprometer-se com as pessoas exige respeito, memória e ação.…

5 dias ago