O social-democrata Miguel Macedo faleceu nesta quinta-feira, em Braga, vítima de um ataque cardíaco. Ao longo da sua carreira política, ocupou diversos cargos de relevo, incluindo deputado, líder parlamentar e ministro da Administração Interna. Tinha 65 anos.
Natural de Braga, Miguel Macedo licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Desde jovem, envolveu-se na política, iniciando o seu percurso na Juventude Social Democrata (JSD) e, posteriormente, tornando-se militante do Partido Social Democrata (PSD).
Ao longo da sua trajetória parlamentar, foi eleito deputado à Assembleia da República em sete ocasiões, nas legislativas de 1987, 1991, 1995, 1999, 2002, 2005 e 2009. Durante os seus anos de serviço público, desempenhou funções governativas como secretário de Estado da Juventude no governo de Aníbal Cavaco Silva, entre 1990 e 1991, e como secretário de Estado da Justiça nos executivos de coligação PSD/CDS-PP, entre 2002 e 2005.
No seio do PSD, Miguel Macedo ocupou também cargos de grande responsabilidade, destacando-se como secretário-geral do partido, durante a liderança de Luís Marques Mendes, e como líder da bancada parlamentar social-democrata.
Entre 2011 e 2014, integrou o XIX Governo Constitucional, assumindo a pasta de ministro da Administração Interna, cargo no qual esteve envolvido em decisões estratégicas para a segurança e administração do país.
Nos últimos anos, dedicou-se à análise política, sendo comentador no programa “O Princípio da Incerteza”, emitido pela CNN Portugal.
Miguel Macedo nasceu em maio de 1959, em Braga, e faleceu na manhã desta quinta-feira, aos 65 anos.