O ex-deputado e histórico militante do Partido Socialista de Vila Verde Martinho Gonçalves fez uma publicação nas redes sociais que fez ‘tremer’ as hostes socialistas concelhias e até na distrital.
Na sua publicação pública, Martinho Gonçalves, ex-deputado pelo Partido Socialista na Assembleia da República, um dos socialistas mais reconhecidos em Vila Verde, surge ao ‘ataque’ a Filipe Silva candidato do PS de Vila Verde à Câmara Municipal nas próximas eleições autárquicas e traça rasgados elogios a José Manuel Fernandes (PSD), atual Ministro da Agricultura e Pescas.
Martinho Gonçalves apelidou Filipe Silva de “político que queria o tacho e andou pelo CDS e pelo PSD até chegar ao PS de Vila Verde.”
“Ficou frustrado porque não tinha lugar no PSD. O que digo é factual: o ex-militante do PSD, chegou a pertencer a uma comissão política, ficou frustrado por não ter sido indicado para como deputado” disse José Manuel Fernandes em entrevista citada por Martinho Gonçalves.
Martinho “compara” Filipe Silva (PS) a José Manuel Fernandes (PSD)
Martinho Gonçalves continuou a refazer a história da política em Vila verde traçando elogios ao atual Ministro da Agricultura e traçando um perfil de político de ”salta-pocinhas” a Filipe Silva, do Partido Socialista de Vila Verde.
O texto na íntegra, por Martinho Gonçalves:
“A história de um político profissional e astuto e a de um simples “político de gelatina”
Atores: José Manuel Fernandes, o Filipe Silva, o PSD e o PS!
Era uma vez, um político astuto e treinado e um outro que queria à força ter um qualquer “tacho”, na política ou numa boa empresa do estado! O político que queria o “tacho” (Filipe Silva) começou pelo CDS e depois saltou para o PSD, onde se filiou como militante e lá andou durante muitos anos, massacrando os seus cidadãos socialistas de Soutelo.
Ora, como na altura no PSD havia muitos bons quadros, o político que queria o “tacho” não teve oportunidade para o seu ensejo e resolveu então tentar virar para o PS! No PS, alguns “iniciados da política” e com boas intenções, acharam uma boa ideia acomodar no partido o novo militante!
Aqui chegados, os conhecedores da figura avisaram desde o princípio quais os objetivos que o novo militante queria obter! Não foi preciso muito tempo para toda esta história se confirmar como foi por muitos socialistas adivinhada!
Resultado: o PSD de Vila Verde, pela voz do seu mais importante político, veio através do jornal ” O Vilaverdense”, destruir o tal “político gelatina”, e deixar os militantes e simpatizantes, com uma entrevista que envergonha qualquer socialista! Percebo que os “socialistas novinhos”, sem a história toda do partido, das lutas dos seus militantes, desde o 25 de Abril (e muitos já partiram …) possam ser levados facilmente, no “conto da carochinha”!
Mas, aqueles que os conhecem a todos, desde o 25 de Abril, sabem bem quem são os socialistas que lutam pelo partido e os que lutam pela “vidinha.”
“A entrevista de JMF que envergonha o PS de Vila Verde”, segundo Martinho Gonçalves
“A entrevista do Deputado José Manuel Fernandes ao [jornal] Vilaverdense, deveria fazer corar de vergonha qualquer socialista que se preze! Mas, por estes dias, a vergonha parece que não existe no PS de Vila Verde”, refere Martinho Gonçalves.
“Ficou frustrado porque não tinha lugar no PSD. O que digo é factual: o ex-militante do PSD, chegou a pertencer a uma comissão política, ficou frustrado por não ter sido indicado para como deputado” dizia José Manuel Fernandes em entrevista. “Que vergonha, socialistas de Vila Verde”, remata.
Foi desta forma que Martinho Gonçalves conclui a sua publicação que promete correr ‘muita tinta’ dentro das hostes socialistas, tendo-se levantado já algumas vozes de protesto e outras de apoio, como se pode constatar em Vila Verde.
Martinho defendeu acordos do PS com o atual governo AD
Em março de 2024 o ex-deputado e histórico militante do PS de Vila Verde Martinho Gonçalves considerava que o PS devia estar disponível para fazer acordos com a AD para “ajudar a encontrar uma solução de governo estável”, e entendia que os socialistas deviam estar disponíveis para “ajudar a encontrar uma solução de governo estável, fazendo acordos com o governo liderado pela AD”, possibilitando que o governo de Montenegro “funcionasse sem precisar do Chega”.
Filipe Silva é candidato pelo PS à Câmara Municipal de Vila Verde
Filipe José Araújo da Silva, gestor de 45 anos, é o candidato indicado pelo Partido Socialista em Vila Verde, nas próximas eleições autárquicas de 2025. Natural e residente em Vila Verde, Filipe Silva é licenciado em Ciências da Comunicação e tem uma pós-graduação em Gestão e Marketing. Esta é a sua primeira candidatura à Câmara.
Desde 2017 desempenha funções de gestor público no Conselho de Administração da Águas do Norte S.A. e exerceu a sua atividade profissional no setor privado na coordenação de projetos de empreendedorismo e inovação, durante 12 anos.