A Câmara Municipal de Vila Verde e a Associação Empresarial do Vale do Homem (AEVH) formalizaram a apresentação do “bairro comercial digital”, sob o mote: “O Futuro Começa Aqui!”

Mas afinal o que é isto do “bairro de comércio digital” que já foi lançado no passado dia 9 de janeiro por Júlia Fernandes? Difícil de responder. Segundo informações no sítio de internet da Câmara Municipal, “é projeto inovador que disponibiliza aos comerciantes uma plataforma online de promoção e comercialização de produtos.”

A autarquia diz ter já a “a adesão de 120 estabelecimentos, situados em 31 ruas da sede do concelho.” Júlia Fernandes não tem dúvidas: “Este é um projeto desafiante e uma mais-valia, não apenas para o comércio e para a economia local, mas também para a coesão social e territorial.”

O projeto que foi financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e com apresentação conjunta com a José Manuel Lopes, presidente da Associação Empresarial do Vale do Homem,  “reúne lojas, serviços e outros negócios locais. Permite criar um ‘marketplace’ e uma app móvel para a promoção dos serviços, implementar uma estratégia de marketing, apoiar a digitalização das empresas, capacitar os comerciantes e prestadores de serviços e proporcionar a acessibilidade e inclusão de todos os visitantes.”

Segundo a ficha do projeto consultado pelo VOX, o objetivo geral do projeto é o “aumento da resiliência e competitividade do comércio e serviços de proximidade no Município do Vila Verde, criando um ecossistema territorial diferenciador que permita alavancar o crescimento económico local. Face ao objetivo geral definido, existe um compromisso assumido por todos os elementos do consórcio da sua mobilização para a sua concretização.” Para além do objetivo geral, o Município definiu como os objetivos específicos a “melhoria da modernização e atratividade da zona do comércio e serviços de proximidade, a criação de identidade e imagem comum do bairro comercial digital, o aumento das vendas e das receitas do comércio local, em particular pelo aumento das vendas online, dar visibilidade ao bairro comercial e aos seus estabelecimentos, em particular pela sua presença online e criar um bairro comercial digital assente em princípios de eficiência, sustentabilidade e inclusão.”

Projeto de 658 mil euros

O valor total do projeto é de quase 658 mil euros, sendo que nos cofres do Município já entraram 151 mil, e tem de ser concluído até 30 de setembro deste ano.

Projeto PRR Vila Verde + Digital – Fonte: Portal da Transparência

Em outubro do ano passado, a presidente da Câmara tinha adjudicado à empresa Publineiva (detentora do “jorna”l local O Vilaverdense) contrato de “aquisição de serviços para a harmonização visual e criação da marca do bairro comercial digital”, pelo valor de 6.125,40€ (4.980,00€+IVA).

Opera sob o domínio digital comerciomaisdigital.vilaverde.pt. Fomos pesquisar…

Não encontramos rigorosamente nada. Nenhum estabelecimento listado e graficamente a fazer lembrar os powerpoints da década de 90.

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