O ex-candidato à Câmara Municipal de Vila Verde pelo Partido Socialista, Luís Filipe Silva, fez uma publicação no Facebook a comentar os resultados eleitorais do Círculo Eleitoral da Europa e fora da Europa, onde estavam em disputa quatro mandatos para a Assembleia da República.
Na sua publicação, Silva não poupou críticas ao Partido Socialista, que, segundo o seu relato, registou um novo “desaire”, ao não conseguir conquistar nenhum dos mandatos em disputa nestes círculos. O PS, ainda assim, manteve-se como o segundo partido com mais votos, mas ficou atrás do CHEGA em número de mandatos na Assembleia da República.
A distribuição dos quatro mandatos foi feita entre a Aliança Democrática (AD) e o CHEGA, com cada uma das forças políticas a conquistar um mandato em cada círculo eleitoral.
“Uns mostraram trabalho e resultados, enquanto outros confiaram a sorte ao destino”
Em um tom de crítica construtiva, Luís Filipe Silva destacou que, ao contrário do PS, apenas uma campanha lhe chamou a atenção, a de José Manuel Fernandes (PSD) no Círculo Eleitoral da Europa. Silva afirmou que, apesar das preferências políticas, “uns mostraram trabalho e resultados, enquanto outros confiaram a sorte ao destino”.
A publicação incluiu ainda uma crítica ao processo eleitoral, mais especificamente à exigência de cópias de documentos de identificação para validar os votos dos emigrantes. Silva questionou a validade deste procedimento em pleno século XXI, sugerindo que, num mundo cada vez mais tecnológico, deveria haver alternativas à fotocópia em papel do documento de identificação.