O Município de Vila Verde, em parceria com a União das Freguesias da Ribeira do Neiva e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), formalizou, o protocolo para a concretização do projeto “Renaturalização do Rio Neiva e Criação de Zona de Lazer”, que será desenvolvido ao longo do próximo ano.
O projeto de renaturalização do Rio Neiva terá um financiamento de 1 milhão de euros, assegurado através do Fundo Ambiental. Este investimento permitirá a recuperação e preservação deste rio, promovendo a sua sustentabilidade e reforçando a qualidade de vida da comunidade local.
A iniciativa, que abrange a Ribeira do Neiva e inclui os afluentes da Ribeira do Souto, Ribeira de Espindros e Rio Mau, contempla a requalificação das margens, a recuperação de açudes, levadas e moinhos, bem como a criação de zonas de lazer.
A sessão de assinatura do protocolo foi presidida pela Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e contou com a presença do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, da Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, da Vogal da APA, Inês Andrade e do Presidente da Junta da UF da Ribeira do Neiva, José Azevedo.
Luís Filipe Silva (PS) ‘aplaude’ projeto e relembra que em 2013 já queria concretizar o mesmo
Luis Filipe Silva que já foi candidato pelo partido Socialista à Câmara Municipal de Vila Verde veio a público felicitar o Município de Vila Verde pelo acordo de renaturalização do Rio Neiva terá um financiamento de 1 milhão de euros, assegurado através do Fundo Ambiental. Este investimento permitirá a recuperação e preservação deste rio, promovendo a sua sustentabilidade e reforçando a qualidade de vida da comunidade local.
“Parabéns à Câmara Municipal e à União de Freguesias da Ribeira do Neiva. O Rio Neiva é uma das nossas riquezas do concelho e deve ser preservado e valorizado como tal, com a certeza que é dessa forma que se gera dinamismo nas freguesias, se fixam pessoas, se criam empregos e riqueza. Em 2013, quando fui candidato à Câmara de Vila Verde, tinha este objetivo em mente e nos manifestos que apresentei aos vila-verdenses. Hoje, passados muitos anos, penso exatamente da mesma forma pelo que, independentemente dos partidos, só posso ficar satisfeito pelo concelho e especialmente pelas gentes da Ribeira do Neiva. Quem gosta do concelho só pode ficar satisfeito com este tipo de notícia”, escreve o ex-candidato em publicação do Município de Vila Verde.