A coligação AD – composta pelo PSD e CDS – formalizou esta segunda-feira, no Tribunal de Braga, a entrega da lista de candidatos a deputados pelo distrito para as eleições legislativas marcadas para 18 de maio.
Encabeçada por Hugo Soares, atual deputado e secretário-geral do PSD, a lista inclui “homens e mulheres que residem no distrito e que conhecem bem o território, mantendo uma ligação próxima com todos os concelhos e com as populações locais”.
Após a entrega oficial da candidatura, Hugo Soares expressou o seu “orgulho” pelo trabalho desenvolvido pelo governo da AD durante os 11 meses em que esteve em funções, liderado por Luís Montenegro.
“É essencial que as pessoas possam avaliar se honrámos os nossos compromissos. Durante este curto período, demos início a uma transformação no país e também no distrito, procurando responder aos desejos, necessidades e expectativas dos cidadãos e das instituições”, afirmou.
Entre as medidas destacadas, o cabeça de lista salientou a valorização de “17 carreiras na função pública, incluindo técnicos de justiça, enfermeiros, médicos, guardas prisionais, forças de segurança e professores”.
Hugo Soares frisou ainda que este governo “reduziu os impostos para particulares e empresas, prestando uma atenção especial aos jovens, com a criação de um regime fiscal bastante vantajoso e a isenção de impostos na compra da primeira casa”. Relativamente aos idosos, referiu que as pensões e o Complemento Solidário para Idosos (CSI) foram aumentados por duas vezes.
Por fim, sublinhou que o governo da AD não conseguiu avançar mais na redução fiscal e no aumento dos rendimentos dos trabalhadores – nomeadamente ao nível do salário mínimo, médio, dos jovens e da classe média – devido à oposição do PS e do Chega.
Lista Ordenada dos candidatos da AD – Coligação PSD/CDS pelo Circulo Eleitoral de Braga
1 Hugo Alexandre Soares Lopes
2 Ricardo José Machado Pereira da Silva Araújo
3 Sofia Manuel Cadeias Machado Fernandes
4 Emídio Guerreiro
5 Carlos Manuel de Brito Cação
6 Maria Clara Gonçalves Marques Mendes
7 Manuel Joaquim da Silva Pinto Barbosa
8 Ricardo Barroso da Silva
9 Sónia Margarida Silva Fernandes
10 Leandro Ferreira Luís
11 Durval Tiago Moreira Fonseca Castro Ferreira
12 Ana Catarina Faria Peixoto
13 João Guilherme Oliveira Fernandes Moniz Rebelo
14 António José Pereira Morgado
15 Bárbara Catarina Freitas Silva
16 Alexandre Nuno Vaz Batista de Vieira e Brito
17 Sílvia Oliveira Ferreira da Cunha
18 Daniel Alberto Cruz Antunes
19 Humberto Francisco Carvalho Domingues Basto
SUPLENTES
1 Maria Raquel Pereira Vieira Leite
2 Ana Genoveva da Silva Araújo
3 José Miguel Oliveira Amorim Silva
4 Maria João de Araújo Cardoso
5 Natália da Silva Fernandes Ribeiro
Permitindo que Carlos Cação tenha entrado na lista num lugar bastante apetecível, o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, salta fora do círculo de Braga e concorre pelo círculo da Europa.
Recorde-se que nas eleições legislativas de 2024, a Comissão Política Distrital do PSD de Braga indicou em oitavo lugar Carlos Cação, na lista de deputados à Assembleia da República. Acabou por ficar com o lugar por “uma unha negra”, pois dos 19 (efetivos) indicados, apenas foram para o Parlamento oito.
De fora destas contas está António Vilela. Condenado por corrupção, é visto como um ativo tóxico no partido e dificilmente voltará às lides politicas.