Autárquicas 2025

Júlia e PSD na Rota das Colheitas em pré-campanha: Cerveja e folclore

A Rota das Colheitas e Festa das Colheitas voltou a animar o concelho de Vila Verde este fim de semana, oferecendo um programa que foi da cerveja artesanal à desfolhada tradicional, com forte adesão popular e grande diversidade de atividades ligadas à agricultura e às tradições rurais da região.

No centro de Vila Verde, o LETRA Harvest Fest reuniu mais de 100 variedades de cervejas artesanais, promovendo não só o convívio e a animação, mas também a divulgação do processo produtivo da cerveja, desde a colheita do lúpulo até ao copo. Já na Ribeira do Neiva, a Desfolhada Tradicional e o Festival Folclórico deram corpo à vertente mais enraizada da cultura minhota, através de uma programação organizada pela Associação Desportiva e Recreativa de Godinhaços e que contou com a participação da Nova Estúrdia dos Camponeses de Godinhaços, do Rancho Folclórico do CSCDR de Pedregais e do Rancho Folclórico de Prado S. Miguel.

Apesar do ambiente festivo, a participação ativa do executivo municipal liderado pelo PSD nestas iniciativas está a gerar críticas entre setores da população e da oposição local. A poucos meses das eleições autárquicas, muitos cidadãos acusam o executivo de aproveitar a visibilidade da Rota das Colheitas para reforçar a sua presença pública e capitalizar politicamente um evento que deveria ser transversal e apartidário.

A continuidade do executivo social-democrata na promoção e acompanhamento destas festas populares é, assim, vista por uns como sinal de apoio às tradições locais, mas por outros como uma estratégia de proximidade eleitoral, intensificando o debate político em Vila Verde numa altura particularmente sensível.

Enquanto o calendário da Rota das Colheitas segue com mais iniciativas culturais e rurais, a discussão em torno da ligação entre política e festividades promete continuar a marcar a agenda local.

Redação

Recent Posts

Ventura reage a assalto em ourivesaria: “Monstros assasinos mataram um homem”

Ventura reage a homicídio em Arraiolos e pede reforço da segurança Um homem de 72…

16 horas ago

Vereador do Chega Vila Verde Filipe Melo alvo de queixa por dívida de 9 mil euros

O deputado do Chega eleito por Braga e vereador de Vila Verde, Filipe Melo, está…

2 dias ago

PS acusa ex-executivo PSD de Vieira do Minho de não deixar dinheiro para pagar salários

Os eleitos do PSD na Câmara Municipal de Vieira do Minho reagiram às declarações feitas…

2 dias ago

Câmara de Arcos de Valdevez gasta mais de 31 mil euros para lavar contentores de lixo

A Câmara Municipal decidiu avançar com a lavagem e higienização dos contentores de recolha de…

2 dias ago

PJ deteve suspeito de abuso sexual da filha menor no Gerês

A Polícia Judiciária deteve no passado dia 5 de novembro, um homem, de 35 anos,…

2 dias ago

Júlia escolhe Carlos Tiago como vereador. Adriano Ramos fica fora da política em Vila Verde

Carlos Tiago vai assumir funções no executivo da maioria PSD na Câmara Municipal de Vila…

2 dias ago