No dia de ontem, um grupo de jovens do concelho de Vila Verde participou nas comemorações do Dia da Defesa Nacional, que teve lugar no Regimento de Cavalaria 6 (RC6), em Braga. O evento foi marcado por uma visita especial, a convite do Coronel Rebola Mataloto, e contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes.
Durante a sua visita ao RC6, a autarca teve a oportunidade de acompanhar várias atividades militares e de observar de perto as operações e exercícios realizados. Esta participação no evento foi uma excelente oportunidade para reforçar a importância da defesa nacional e para dar a conhecer aos jovens presentes a relevância de valores fundamentais para o bem-estar da sociedade, como a segurança, paz, liberdade e democracia. A Presidente da Câmara fez questão de destacar a relevância desses princípios essenciais para a qualidade de vida de todos os cidadãos.
Júlia Fernandes aproveitou a ocasião para refletir sobre o facto de muitas vezes darmos esses valores como garantidos, sem dar conta da sua fragilidade, especialmente quando confrontados com as diversas violações da dignidade humana que ocorrem em várias partes do mundo. A autarca alertou ainda para a necessidade de todos valorizarmos o que temos e de tomarmos consciência do papel fundamental que cada um de nós desempenha na preservação desses valores.
Este evento, além de celebrar a importância da defesa nacional, serviu também para reforçar o compromisso coletivo de proteger e preservar os valores essenciais que sustentam a nossa liberdade e a nossa democracia. Assim, a participação ativa dos jovens de Vila Verde neste Dia da Defesa Nacional não só os envolveu num momento simbólico de reflexão sobre os princípios que devem nortear a nossa sociedade, como também os incentivou a compreender a importância do seu papel na manutenção da paz e da estabilidade no nosso país.
Um dia único na vida dos jovens
O Dia da Defesa Nacional (DDN) é único na vida dos portugueses que completam 18 anos de idade. O Dia decorre entre as 9h00 e as 17h30. As unidades militares onde se realiza o Dia da Defesa Nacional estão localizadas o mais próximo possível da área de residência dos jovens, sendo a alimentação fornecida pelos centros de divulgação da Defesa Nacional. Caso não seja possível chegar por meios próprios, a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, entidade responsável pela organização do DDN, providenciará a requisição de transporte público ou disponibilizará um autocarro.
O Dia da Defesa Nacional foi instituído em 2004 como dever militar e de cidadania o Dia da Defesa Nacional. Este dia visa sensibilizar os jovens para a temática da Defesa Nacional e divulgar o papel das Forças Armadas, permitindo uma maior aproximação entre a sociedade civil e a instituição militar, constituindo hoje em dia por vezes a única ocasião de contacto direto da juventude com as Forças Armadas Portuguesas.