Atualidade

José Manuel Fernandes garante apoio imediato a agricultores afetados pelos incêndios

“O Governo está no terreno”, desde o primeiro dia dos incêndios que atingem as regiões Centro e Norte do país, a proceder ao levantamento dos prejuízos, com o objetivo de assegurar uma resposta rápida às populações e aos setores afetados, garante o Governo em comunicado enviado ao Semanário VOX.

Os Ministérios da Economia e da Coesão Territorial e da Agricultura e Mar mobilizaram as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro e do Norte, os serviços regionais e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, para avaliar os danos em explorações agrícolas, habitações, indústrias e comércios.

De acordo com o Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, “os agricultores e as comunidades afetadas nunca estarão sozinhos. Desde o primeiro dia, estamos no terreno a avaliar os prejuízos e a garantir apoio concreto, assegurando recursos, proteção para os animais e assistência para que a recuperação seja possível e rápida”.

Em paralelo, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) está a recolher informação junto das explorações pecuárias atingidas, com vista a identificar rapidamente as necessidades de alimentação animal. Para esse efeito, foi disponibilizada uma linha telefónica de apoio – 213 329 621, em funcionamento 24 horas por dia – que permite reportar situações urgentes e obter informações sobre acolhimento e encaminhamento de animais durante a crise.

O Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, sublinhou que o Governo está a trabalhar em estreita articulação com as autarquias locais para que os apoios cheguem com celeridade às populações.

Tal como já tinha acontecido após os incêndios de setembro de 2024, o Executivo compromete-se a apoiar agricultores, produtores, empresários e famílias afetadas, abrangendo prejuízos em culturas, animais, equipamentos agrícolas e industriais, bem como em primeiras habitações.

O levantamento rigoroso e rápido dos danos visa preparar a atribuição de apoios financeiros e garantir a reposição do potencial produtivo nas zonas atingidas.

Paulo Moreira Mesquita

Recent Posts

Ventura reage a assalto em ourivesaria: “Monstros assasinos mataram um homem”

Ventura reage a homicídio em Arraiolos e pede reforço da segurança Um homem de 72…

15 horas ago

Vereador do Chega Vila Verde Filipe Melo alvo de queixa por dívida de 9 mil euros

O deputado do Chega eleito por Braga e vereador de Vila Verde, Filipe Melo, está…

2 dias ago

PS acusa ex-executivo PSD de Vieira do Minho de não deixar dinheiro para pagar salários

Os eleitos do PSD na Câmara Municipal de Vieira do Minho reagiram às declarações feitas…

2 dias ago

Câmara de Arcos de Valdevez gasta mais de 31 mil euros para lavar contentores de lixo

A Câmara Municipal decidiu avançar com a lavagem e higienização dos contentores de recolha de…

2 dias ago

PJ deteve suspeito de abuso sexual da filha menor no Gerês

A Polícia Judiciária deteve no passado dia 5 de novembro, um homem, de 35 anos,…

2 dias ago

Júlia escolhe Carlos Tiago como vereador. Adriano Ramos fica fora da política em Vila Verde

Carlos Tiago vai assumir funções no executivo da maioria PSD na Câmara Municipal de Vila…

2 dias ago