O almirante Henrique Gouveia e Melo confirmou esta terça-feira que irá avançar com uma candidatura à Presidência da República. A formalização do anúncio está marcada para o próximo dia 29 de maio. A revelação foi feita em entrevista à Rádio Renascença, colocando um ponto final num dos segredos mais falados da política nacional.
“A minha decisão é avançar com a candidatura à Presidência da República… Ela será anunciada formalmente no dia 29 de maio”, afirmou o ex-chefe do Estado-Maior da Armada, que ganhou notoriedade pública ao liderar o processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal.
Com esta confirmação, Gouveia e Melo entra oficialmente na corrida a Belém, juntando-se a outros nomes já conhecidos como Luís Marques Mendes, que contará com o apoio do PSD, e Mariana Leitão, candidata da Iniciativa Liberal. André Ventura, líder do Chega, também anunciou a intenção de se candidatar, embora o partido tenha deixado em aberto uma eventual reavaliação da candidatura devido ao atual cenário político, marcado pela possibilidade de eleições legislativas antecipadas.
Do lado da esquerda, ainda não há definição quanto ao nome que contará com o apoio do PS. António José Seguro e António Vitorino são apontados como possíveis candidatos, mas nenhuma decisão foi até ao momento tornada pública.