Braga

Frio intenso, chuva e queda de neve para este fim de semana no Minho

O inverno começa no próximo domingo e chega acompanhado por chuva, queda de neve e temperaturas máximas que deverão oscilar entre os 4 e os 14 graus Celsius. A informação é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que admite que a previsão para o Natal ainda não é totalmente certa.

Patrícia Marques, meteorologista do IPMA, explicou à agência Lusa que o primeiro dia de inverno deverá apresentar céu muito nublado e aguaceiros, alguns fortes, com possibilidade de granizo e trovoada no Norte e Centro do país.

Durante o fim de semana, Portugal continental será influenciado por uma massa de ar polar marítima, responsável pela descida acentuada das temperaturas e pela queda de neve em altitudes mais baixas. Nas regiões do interior Norte e Centro, os termómetros poderão aproximar-se ou mesmo descer abaixo dos 0 graus.

“A partir de hoje e até domingo o estado do tempo será condicionado por uma ampla depressão posicionada entre a Islândia e a Península Ibérica”, referiu.

Segundo a meteorologista, esta situação trará a passagem de frentes frias e, posteriormente, ar polar marítimo sobre o território continental a partir da tarde de sábado.

“No domingo prevê-se neve acima dos 800 a 1000 metros de altitude, podendo, durante algum período, descer para os 600 a 800 metros, sobretudo no Norte. Haverá ainda algum vento, neblina ou nevoeiro pontual e uma ligeira descida das temperaturas máximas”, adiantou.

Perante o risco de neve, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Bragança, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra e Braga, válido entre as 18h de sábado e as 09h de domingo.

Quanto às temperaturas, a previsão aponta para máximas a variar entre os 4 graus na Guarda e os 14 em Faro, enquanto as mínimas deverão oscilar entre os -2 graus (Guarda) e os 8 graus (Lisboa e Setúbal).

Está também prevista forte agitação marítima nos próximos dias, especialmente na costa ocidental, com ondas que poderão atingir entre quatro e seis metros. Por esse motivo, foram emitidos avisos laranja para os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga até às 03h de sábado, passando depois para aviso amarelo até domingo.

Faro, Setúbal e Beja encontram-se igualmente sob aviso amarelo devido ao estado do mar até às 18h de domingo.

Sobre o tempo na véspera e no dia de Natal, Patrícia Marques antecipa períodos de chuva até à noite de 24 de dezembro, embora sublinhe que é cedo para certezas absolutas.

“Deverá chover durante a próxima semana, mas tudo indica que no dia de Natal já não haverá precipitação”, afirmou.

Redação II

Recent Posts

‘Consórcio de Pedrivalões’ ganha 208 mil euros em obras da Câmara de Vila Verde

O Município de Vila Verde adjudicou a prestação de serviços especializados com maquinaria pesada para…

59 minutos ago

“Natal sem dignidade: idosos esquecidos na Rua de Parada, em Vila Verde”

Moradores da Rua de Parada, em Barbudo, Vila Verde, denunciam uma realidade que consideram “indigna…

1 hora ago

Braga gasta milhares em festas e sem-abrigo dormem ao relento

Os deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Braga foram hoje alertados para situações de pobreza…

15 horas ago

Vila Verde. Brinde “da praxe” abriu natal da montanha no Gontinho

A Aldeia do Gontinho, na União de Freguesias da Ribeira do Neiva, entrou oficialmente no…

2 dias ago

Previsões apontam neve para Vila Verde e Braga

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou o Minho sob aviso laranja para…

2 dias ago

Agente da PSP assaltado à mão armada fica sem viatura e mochila

Um agente da Polícia de Segurança Pública foi assaltado na madrugada desta sexta-feira na Pontinha,…

3 dias ago