EXCLUSIVO

“Foi criminoso”: Samuel Estrada recandidata-se em Atiães e dispara contra a Câmara

Samuel Estrada recandidata-se à junta de Atiães com a Câmara na ‘mira’

O presidente da Junta de Freguesia de Atiães, Samuel Estrada, formalizou no Tribunal de Vila Verde a sua recandidatura ao cargo, concorrendo novamente pelo movimento independente “Atiães Com Futuro”.

Eleito pela primeira vez em 2021, o autarca pretende agora alcançar um segundo mandato, assegurando que continuará a defender de forma “inegociável e firme os direitos da população de Atiães”. Conhecido por defender Atiães com firmeza nas Assembleias Municipais Samuel estrada quer continuar o caminho de futuro. Recorde-se que a freguesia de Atiães fez a maior manifestação que há memória em frente à Câmara Municipal com o ‘inesquecível’ caixão. Samuel Estrada tem sido voz ativa contra as política de Júlia Fernandes e do executivo PSD defendendo mais investimento em Atiães.

Samuel Estrada sublinha que a candidatura que apresenta terá como prioridade abrir o debate sobre o papel das freguesias no atual quadro do poder local, considerando que estas “precisam de mais meios e condições financeiras para atuar no terreno e dar resposta às necessidades do dia a dia da população” já defendido pelo mesmo nas Assembleias Municipais.

“Tem sido criminoso o que se tem feito”

Em declarações exclusivas ao Semanário VOX, Estrada diz que irá propor um debate acerca das regras das transferências de competências, que é o processo de descentralização administrativa, onde o Estado transfere responsabilidades e poderes de órgãos centrais para órgãos autárquicos (municípios e freguesias). Sobre esta matéria, o candidato não poupa nas palavras e diz que “tem sido criminoso o que se tem feito”. Adianta ainda que “temos meia dúzia de Juntas de Freguesia que açambarcam tudo no centro urbano” de Vila Verde.

Atiães: “quatro anos de ‘embargo’ municipal”

Questionado se com esta sua candidatura independente arriscará ver os apoios da Câmara serem “travados” prejudicando assim a população, Samuel responde: “já tive quatro anos de ‘embargo’ municipal. Atiães é a freguesia que menos dinheiro recebeu” no concelho.

O independente denuncia que o apoio que a população de Atiães recebe do Município é “inferior ao que se gasta no Jantar de Reis dos funcionários da Câmara.” Pelas suas contas, este jantar custou aos cofres públicos 33 mil euros, sendo que a freguesia teve apoio de 28 mil em quatro anos.

Apesar de tudo, Estrada desabafa ao VOX que estes últimos quatros anos “correram bem e fizemos muita coisa pela freguesia.”

 

Paulo Moreira Mesquita

Recent Posts

Ventura reage a assalto em ourivesaria: “Monstros assasinos mataram um homem”

Ventura reage a homicídio em Arraiolos e pede reforço da segurança Um homem de 72…

16 horas ago

Vereador do Chega Vila Verde Filipe Melo alvo de queixa por dívida de 9 mil euros

O deputado do Chega eleito por Braga e vereador de Vila Verde, Filipe Melo, está…

2 dias ago

PS acusa ex-executivo PSD de Vieira do Minho de não deixar dinheiro para pagar salários

Os eleitos do PSD na Câmara Municipal de Vieira do Minho reagiram às declarações feitas…

2 dias ago

Câmara de Arcos de Valdevez gasta mais de 31 mil euros para lavar contentores de lixo

A Câmara Municipal decidiu avançar com a lavagem e higienização dos contentores de recolha de…

2 dias ago

PJ deteve suspeito de abuso sexual da filha menor no Gerês

A Polícia Judiciária deteve no passado dia 5 de novembro, um homem, de 35 anos,…

2 dias ago

Júlia escolhe Carlos Tiago como vereador. Adriano Ramos fica fora da política em Vila Verde

Carlos Tiago vai assumir funções no executivo da maioria PSD na Câmara Municipal de Vila…

2 dias ago