Filipe Melo e Eduardo Teixeira voltarão a liderar as listas do CHEGA pelos círculos eleitorais de Braga e Viana do Castelo, respetivamente. Foram anunciados os nomes da maioria dos cabeças-de-lista do partido para as eleições legislativas marcadas para 18 de maio. André Ventura mantém a ambição de tornar o CHEGA a principal força política à direita do Partido Socialista.

“Farei tudo o que estiver ao meu alcance para que exista um governo de direita”, garantiu o presidente do partido, ao apresentar os principais candidatos do CHEGA, num anúncio marcado pela continuidade em vários distritos, mas também por algumas mudanças, exclusões e indefinições.

Durante uma conferência de imprensa, André Ventura afirmou que o objetivo do partido nas próximas legislativas é ultrapassar o PSD, que concorre novamente em coligação com o CDS-PP, e posicionar-se como a força mais representativa da direita. “Mesmo que o PS venha a ser o partido mais votado, tudo farei para afastá-lo do poder e garantir uma governação de direita”, declarou o líder do CHEGA.

Ventura acrescentou ainda um segundo objetivo estratégico: consolidar o crescimento do partido, provando que os resultados alcançados em 2024 não foram apenas circunstanciais, mas parte de uma mudança estrutural no sistema político, com a transição de um modelo dominado por dois partidos para uma dinâmica tripartidária.