Categories: Vila Verde

“Feira das Vaidades” ou Feira dos Vinte? Filipe Silva ‘atira-se’ a Júlia Fernandes

Filipe Silva quer Júlia Fernandes ‘a namorar’ a Feira dos Vinte

Mais de 700 anos depois, a Vila de Prado continua a viver a Feira dos Vinte. A tradição remonta ao reinado do célebre rei D. Dinis e desde então realiza-se todos os anos a 20 de janeiro.

O candidato do Partido Socialista de Vila Verde nas próximas eleições autárquicas, Filipe Silva, defende o aumento significativo do investimento municipal na Feira dos Vinte da Vila de Prado para equipará-la aos maiores eventos do concelho.

Em comunicado, os socialistas dizem que “a tradição resistiu à erosão do tempo e atravessou os séculos sob a forma de uma manifestação espontânea da cultura popular, afirmando-se como um motor de progresso e crescimento económico de toda a região.”

Filipe Silva sublinha “a importância cultural e o potencial económico de um certame com mais de 700 anos de história. Um potencial que é negligenciado pelo poder instalado no concelho de Vila Verde há quase trinta anos.”

Gala Namorar Portugal: “desfile de moda com entrada fechada à população local”

“A tradição só continua viva graças ao empenho e esforço dos pradenses. A Feira dos Vinte merece que a Câmara Municipal de Vila Verde faça um investimento ao nível das maiores festas e eventos do concelho”, atira o candidato, que defende uma mudança drástica nas prioridades da política municipal.

Filipe Silva lança “farpa” a Júlia Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Vila Verde: “a Gala Namorar Portugal é um desfile de moda com entrada fechada à população local e visitantes. Chegou a custar mais de cem mil euros! A Feira dos Vinte promove a cultura, a agricultura e a economia. Merece mais. Terá direito a muito mais!”

Júlia Fernandes (edil) e José Manuel Fernandes (ministro da Agricultura e Pescas) na Feira dos Vinte – DR

Crescimento Económico

“Além da importância histórica, o certame pradense beneficia ainda de se realizar numa altura em que não existem eventos similares na agenda regional, o que atesta o imenso potencial turístico e cultural que nunca foi valorizado”, adiantam.

“Vamos criar condições para as pessoas circularem pela vila e trazer as multidões de volta ao coração de Prado. Vamos utilizar o legado dos nossos antepassados para colocar o concelho em alta numa altura do ano em que a economia está em baixa e criar novas oportunidades de negócio”, refere Filipe Silva.

Melhores Condições

“É também imperativo criar condições adequadas para uma digna descarga, circulação e permanência dos animais. Reorganizar o recinto para impulsionar a circulação de pessoas e criar condições que facilitem o cumprimento da legislação pelos criadores e promovam o bem-estar animal, garantindo que nenhuma das partes sai lesada”, afirmou o candidato do PS, rematando: “É preciso renascer a Feira dos Vinte!”.

Redação

Recent Posts

João Silva ‘ataca’ recandidatura de José Manuel Lopes à Associação Empresarial do Vale do Homem

A Associação Empresarial do Vale do Homem (AEVH) vai a votos no próximo dia 28…

1 hora ago

De estrela em ascensão a queda amarga: o percurso de Feitor nas autárquicas de Vila Verde

A derrota de Fernando Feitor nas eleições autárquicas de Vila Verde marcou o fim de…

22 horas ago

Vila Verde: Com Ramos de fora, Carlos Tiago Alves aguarda ser vereador a tempo inteiro

A composição do executivo camarário de Vila Verde poderá vir a sofrer ajustes após a…

1 dia ago

Leitura do acórdão de ex-enfermeiro da Santa Casa de Vila Verde foi adiada

A leitura do acórdão do processo que envolve o atual bastonário da Ordem dos Enfermeiros…

1 dia ago

Jovem de 14 anos detido por suspeitas de matar a mãe, vereadora em Vagos

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um jovem de 14 anos por suspeitas de ter morto…

1 dia ago

Ex-enfermeiro da Santa Casa de Vila Verde conhece hoje sentença por alegado desvio de fundos

O antigo enfermeiro da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde e atual bastonário da…

1 dia ago