A polémica sobre alegados perfis falsos usados para influenciar o debate político no Minho está a ganhar força. Depois de Vila Verde ter sido palco de acusações semelhantes — com Filipe Melo, deputado do Chega e candidato à Câmara Municipal, a insinuar que dirigentes ligados ao PSD usaram contas falsas para atacar a sua candidatura, em particular que os autores por detrás destes perfis falsos seriam Carlos Tiago Alves, especialista em candidíase vaginal, que é chefe de gabinete da presidente da Câmara, Júlia Fernandes (PSD), e Jorge Oliveira, técnico-especialista do ministro José Manuel Fernandes (PSD).
Agora é Braga que vê o mesmo fenómeno apontado.
Rui Rocha, ex-líder da Iniciativa Liberal (IL) e candidato à Câmara Municipal de Braga, denunciou esta semana nas redes sociais um aumento “significativo” de bots a comentar nas suas publicações. Os perfis, criados em maio e junho, manifestam apoio à proposta de gratuitidade dos transportes defendida pelo candidato João Rodrigues (PSD) e atacam diretamente a sua candidatura.
Rui Rocha reage: “A campanha está a correr bem quando aumentam os bots”
Numa publicação ontem nas redes sociais, o liberal escreveu: “Percebes que a campanha para a Presidência da Câmara Municipal de Braga te está a correr bem quando alguém sente necessidade de aumentar significativamente o investimento em bots. Esperemos, pelo menos, que as senhoritas Yoshimura, Mantovani, Keitlin e Delvalle e todos os outros que por aí andam sejam pagos com recursos privados.”
Hoje, voltou à carga, especificando as “manobras digitais” suspeitas: “Percebes que a candidatura à Presidência da Câmara Municipal de Braga está a correr muito bem quando
1 – bots criados em Maio e Junho manifestam nas tuas publicações opiniões muito convictas e favoráveis à proposta de gratuitidade do transporte proposta pelo candidato João Rodrigues (PSD); 2 – o candidato António Braga (PS) tenta apropriar-se do slogan da nossa campanha: Braga, Capital do Norte!”
Alguns dos comentários suspeitos atribuídos a esses perfis falsos incluem:
“Rui Rocha regressa a Lisboa apenas para se candidatar e acha que conhece os problemas da mobilidade em Braga. A gratuitidade dos transportes seria uma medida socialmente justa, mas ele prefere ignorar isso.”
“É fácil falar de comboios quando se viveu em Lisboa, aqui em Braga a realidade é outra. Ele não percebe porque esteve fora.”
“Comboios para Guimarães e Barcelos é bonito, mas quem anda todos os dias nos autocarros de Braga precisa é de transportes acessíveis… e ele é contra serem grátis.”
“Passou anos afastado e agora apresenta-se como a solução.”
A candidatura de Rui Rocha foi formalmente anunciada em junho de 2025. O ex-líder da IL, que se demitiu do cargo a 31 de maio, apresentou-se como candidato na linha do “regresso a casa”: num vídeo publicado pelas redes sociais do núcleo local da IL, foi filmado a desembarcar do comboio em Braga, saudando bracarenses, e prometendo “ideias frescas”, “liberdade na bagagem” e “a energia certa para pôr Braga a mexer.
A entrada de Rui Rocha na corrida autárquica gera inquietação no panorama político local. A presença de candidatos de IL, Chega e até de independentes pode levar a uma dispersão de votos na direita, o que preocupa analistas do plano político regional.
Rui Rocha foi presidente da Iniciativa Liberal entre 2023 e 2025. Demitiu-se após as eleições legislativas de 2025. Foi reeleito deputado pelo círculo de Braga em 2025. A formalização da sua candidatura à Câmara de Braga ocorreu em junho de 2025, seguida por uma apresentação pública no final da semana seguinte.
Com acusações de bots a marcarem presença nas redes de campanha, Rui Rocha alerta para uma possível manipulação digital no debate político local. A IL acusa, o PSD e o PS ainda não comentaram, e a corrida eleitoral em Braga promete continuar a dar que falar.
Catarina Martins deu a primeira entrevista após a apresentação da sua candidatura às eleições presidenciais…
Gerir uma frota de transporte é uma tarefa complexa e exigente. Entre o planeamento de…
Foi hoje inaugurado, em Soutelo, Vila Verde, o primeiro Campus do Pensamento Industrial e Digital…
A noite de sábado das Festas das Colheitas de Vila Verde ficou marcada por uma…
Assembleia da República aprovou esta sexta-feira o projeto de lei do Chega que proíbe o…
Em política, prometer é comprometer-se. E comprometer-se com as pessoas exige respeito, memória e ação.…
View Comments