A deputada socialista Eva Cruzeiro vai apresentar uma queixa formal contra Filipe Melo, parlamentar do Chega, junto da Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados. A informação foi avançada esta quinta-feira pela CNN Portugal e confirmada por fonte do grupo parlamentar do PS.

O episódio terá ocorrido durante o debate parlamentar de quarta-feira, quando, segundo Eva Cruzeiro, o deputado do Chega lhe gritou: “Vai para a tua terra.” A socialista reagiu de imediato no plenário, acusando o partido de André Ventura de “racismo e xenofobia”.

A troca de palavras gerou tensão no hemiciclo. Pedro Pinto, líder parlamentar do Chega, respondeu dizendo não poder “permitir que a deputada Eva Cruzeiro chame racistas e fascistas aos deputados do Chega”. E acrescentou: “Se alguém aqui fez um discurso de ódio foi a deputada Eva Cruzeiro.”

Do lado do PS, a deputada manteve a acusação. “Eu estou na minha terra,” afirmou, visivelmente exaltada, acusando Pedro Pinto de ter tido uma “postura agressiva”. Eva Cruzeiro referiu ainda o cartaz exposto em frente à Assembleia da República — onde o Chega tem exibido mensagens contra a imigração — como “prova da xenofobia” do partido.

Esta é já a segunda queixa envolvendo Filipe Melo na mesma comissão. Em 2023, o deputado foi acusado de ter enviado beijos e mandado calar a deputada Isabel Moreira, também do PS, durante uma sessão plenária.

O Chega ainda não reagiu oficialmente à nova queixa, mas fontes do partido garantem que Filipe Melo “não teve qualquer intenção ofensiva” e que a acusação é “uma manobra política”.

A Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados deverá apreciar o caso nas próximas semanas.