A Câmara Municipal de Braga aprovou hoje, por maioria, um aumento de 25% no valor do estacionamento à superfície na cidade, segundo avançou o Jornal O Minho.

Com esta atualização, o preço de uma hora de estacionamento passa dos atuais 80 cêntimos para um euro.

No que diz respeito às avenças, os moradores vão pagar 10 euros por mês, enquanto os comerciantes terão um custo mensal de 20 euros. Já os moradores com viaturas elétricas passam a ter um encargo anual de 12 euros.

Redução nos passes dos TUB

Paralelamente, o executivo municipal aprovou uma redução de 14% no preço dos passes dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) para todos os residentes no concelho.

Com esta decisão, o passe normal de uma coroa baixa de 14 para 12 euros, enquanto o de duas coroas desce de 28 para 24 euros.

O presidente da autarquia, João Rodrigues, classificou a medida como um passo no caminho da gratuitidade dos transportes públicos no concelho, manifestando a expectativa de que estes possam tornar-se gratuitos até ao final do atual mandato, em 2029.

“Neste momento, a lei só nos permitia reduzir 14%, com base nos instrumentos de gestão financeira da empresa”, explicou o autarca, justificando a percentagem aplicada na redução dos passes.

As duas decisões — o aumento do estacionamento e a descida do preço dos passes — inserem-se, segundo o executivo, numa estratégia de mobilidade que pretende incentivar o uso do transporte público e desincentivar a utilização do automóvel no centro da cidade.