Fernando Silva – Feitor –  foi eleito vereador na Câmara Municipal de Vila Verde nas eleições autárquicas de setembro de 2021, representando o partido Chega. Em novembro de 2023, Fernando Silva anunciou a sua desvinculação do Chega, passando a exercer funções como vereador independente.

Feitor visitou a comunidade cigana residente na freguesia de Cabanelas, não gostou do que viu, e levou o assunto à reunião do executivo camarário desta segunda-feira.

Em comunicado enviado ao “jornal” local, diz o vereador independente que ali encontrou pessoas a viver sem casas de banho. Atira-se a Júlia Fernandes, edil, dizendo que “nenhum de nós aqui deste executivo deve estar orgulhoso em poder dizer que temos 22 milhões de euros em saldo positivo, quando repetidamente tenho vindo a pedir a esta câmara para que seja investido algum desse dinheiro nas necessidades básicas de alguns vila-verdenses.”

Feitor diz que ciganos não têm acesso a “água para cozinhar e tomar banho”

O antigo fervoroso defensor de Ventura diz que nesta comunidade de cerca de 100 pessoas, não têm acesso a “água para cozinhar e tomar banho.” Desafia novamente Júlia Fernandes: “foi prometido resolver o problema do acampamento da comunidade cigana em Cabanelas, promessas atrás de promessas e até agora nada. As pessoas têm de ir buscar água a um vizinho a mais de 200 metros.”

Barracas estão ilegalmente instaladas em Cabanelas

Júlia Fernandes garante que estas famílias estão “a merecer a atenção de várias instituições” e que “estão devidamente sinalizados na estratégia local de habitação.”

Diz ainda a edil que, uma vez que esta comunidade cigana está instalada ilegalmente nesses terrenos, “têm sido realizadas diferentes reuniões com os proprietários (…) onde as barracas estão ilegalmente instaladas.”

O “vira-casacas”

A presidente da Câmara não deixou Feitor sem resposta: “não é em véspera de campanha eleitoral que se devem erguer bandeiras que até agora nada lhes diziam.”

De facto, Júlia Fernandes poderia ter ido mais além. Na realidade, Feitor sempre se mostrou agressivo no tom quando se refere à comunidade cigana em Portugal.

Em várias publicações na rede social Facebook, poderemos ler comentários de Feitor como “se não formos hipócritas, reconheceremos que os ciganos são um dos grandes problemas deste país“, “por donde anda esse BE (Bloco de Esterco) que veio em defesa dos ciganos”, “ora digam lá agora que André Ventura não tem razão quando fala desta etnia que sempre esteve à margem da lei e que é fascista, racista e xenófobo”, “trabalhar e pagar impostos? Está calor“, “pior do que esta raça que cospe no prato donde come, que não têm consideração por nada nem por ninguém é vir o Ministro da Administração Interna desvalorizar agressões em Borba”, “não é grupo… São novamente os mesmos de sempre, os de etnia cigana, aqueles que há várias décadas se acham acima da lei.”

Publicações de “Feitor” sobre ciganos na rede social Facebook

Fernando Silva começou na política local de Vila Verde em 2017, apoiando a candidatura de José Morais pelo Partido Socialista. Foi eleito vereador nas últimas eleições autárquicas pelo Partido Chega sendo expulso do partido em 2023, passando a independente. No final de 2024, tentou uma aproximação ao PSD, sem sucesso. Apresenta-se agora como candidato independente à Câmara Municipal de Vila Verde, com, segundo o próprio, o apoio do CDS/PP.