António Braga, cabeça de lista da coligação PS/PAN nas eleições autárquicas de Braga, anunciou que não irá assumir o mandato de vereador no executivo municipal que toma posse hoje, liderado pela coligação PSD/CDS/PPM. O candidato explica que a decisão foi tomada após “analisar o quadro político que se abre na cidade”.

“Decidi não integrar o executivo municipal. Confio que os eleitos pela lista Somos Braga (PS/PAN) representarão o compromisso assumido para com os bracarenses, de acordo com o programa sufragado”, refere António Braga.

Na mesma declaração, o socialista felicita o novo presidente da Câmara de Braga, João Rodrigues, bem como os restantes vereadores e membros da Assembleia Municipal, desejando “um mandato com diálogo, transparência e responsabilidade, centrado no interesse público”.

Novo mapa político no executivo

As eleições autárquicas ditaram uma distribuição equilibrada dos lugares no executivo municipal:

PSD/CDS-PP/PPM (Juntos por Braga) – 3 vereadores (incluindo a presidência)

PS/PAN (Somos Braga) – 3 vereadores

Movimento Independente Amar e Servir Braga – 3 vereadores

Iniciativa Liberal – 1 vereador

Chega – 1 vereador

A tomada de posse está marcada para as 17h00, no Theatro Circo, num mandato que se antevê politicamente fragmentado e exigente em negociações. Com a saída de António Braga da linha da frente, caberá agora aos restantes eleitos da coligação PS/PAN assumir o papel de oposição ou cooperação estratégica com o novo executivo.