O Regimento de Cavalaria n.º 6 (RC6), conhecido como “Dragões do Minho”, assinalou esta sexta-feira, em Vila Verde, os seus 316 anos de história com uma cerimónia marcada pela homenagem a antigos combatentes do concelho que participaram nas guerras do Ultramar.
Na Praça de Santo António, onde estiveram expostos veículos militares, a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, e o comandante do RC6, coronel José Pedro Rebola Mataloto, procederam à imposição da Medalha Comemorativa das Campanhas a vários militares vila-verdenses.
Entre os homenageados estiveram José da Silva Sampaio (Guiné 1967-69), Carlos Alberto Monteiro (Angola 1974-75), Joaquim de Almeida Vilela (Angola 1974-75) e David Sousa Pimenta (Angola 1970-72). A medalha atribuída a José Gonçalves de Aguiar (Angola 1961-63) foi recebida pela filha, Fernanda Aguiar Dias. Outros combatentes distinguidos – Fernando da Cunha (Moçambique 1968-70), João Cândido Duarte Costa (Moçambique 1970-72) e Domingos Gonçalves Dias (Angola 1972-75) – receberão as insígnias em data posterior.
Emocionado, o coronel José Pedro Rebola Mataloto agradeceu a dedicação de todos os homenageados e das suas famílias, sublinhando o legado que ajudaram a construir no seio dos “Dragões do Minho”, sediados em Braga.
As celebrações prolongaram-se durante a tarde, permitindo que a população tivesse contacto com militares, equipamentos e veículos de guerra, incluindo os blindados Pandur, num momento de aproximação entre o Regimento e a comunidade.
Catarina Martins deu a primeira entrevista após a apresentação da sua candidatura às eleições presidenciais…
Gerir uma frota de transporte é uma tarefa complexa e exigente. Entre o planeamento de…
Foi hoje inaugurado, em Soutelo, Vila Verde, o primeiro Campus do Pensamento Industrial e Digital…
A noite de sábado das Festas das Colheitas de Vila Verde ficou marcada por uma…
Assembleia da República aprovou esta sexta-feira o projeto de lei do Chega que proíbe o…
Em política, prometer é comprometer-se. E comprometer-se com as pessoas exige respeito, memória e ação.…