A AGERE – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga adjudicou à empresa SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente, S.A. a conceção e operacionalização da nova campanha de comunicação e sensibilização no âmbito do projeto RecolhaBio. O contrato, celebrado a 29 de maio de 2025, tem um valor de 453.712 euros e um prazo de execução de 243 dias.
O procedimento foi realizado através de concurso público, ao abrigo do Código dos Contratos Públicos (DL 111-B/2017) e da Lei n.º 30/2021. O contrato prevê o desenvolvimento de ações de informação e educação ambiental destinadas à população do concelho, com o objetivo de promover a correta recolha de biorresíduos e incentivar práticas mais sustentáveis no dia a dia.
A campanha integrará diferentes meios e estratégias de sensibilização, procurando envolver moradores, escolas, comércio e instituições locais. O projeto RecolhaBio pretende reforçar a separação seletiva de resíduos orgânicos, contribuindo para a redução da deposição em aterro e para o cumprimento das metas ambientais definidas a nível nacional e europeu.
A iniciativa insere-se na estratégia municipal de transição ecológica, que tem procurado reforçar a eficiência na gestão de resíduos e o compromisso ambiental da cidade.
