Moradores do centro de Vila Verde, no concelho homónimo, denunciam que o problema da recolha de lixo se tem agravado neste mês de agosto, período em que o volume de resíduos aumenta devido à presença de mais população.
Segundo os cidadãos, o reforço da recolha não está a ser suficiente, e as ruas apresentam já sinais preocupantes. Sacos acumulados, lixo espalhado por animais vadios e até a presença de ratos foram observados, criando um ambiente descrito como “insustentável”.
“A situação das nossas ruas tornou-se insustentável. O lixo acumula-se, já se veem ratos a circular entre os sacos, e o cheiro nauseabundo de decomposição e fermentação, agravado pelo calor, torna o ambiente insuportável”, lamenta um dos habitantes.
Os moradores sublinham que o problema é ainda mais grave nesta época do ano, em pleno verão, quando a vila recebe mais visitantes. “Em vez de reforço na recolha, assistimos ao contrário: sacos acumulados, rasgados por animais vadios, lixo espalhado e um risco sério para a saúde pública”, acrescentam.
Além do impacto direto na qualidade de vida da população, os cidadãos alertam para as consequências na imagem de Vila Verde. “É inadmissível que uma vila tão bonita e com tanto potencial turístico apresente uma imagem degradante logo à porta de casa dos seus habitantes. Os visitantes levam consigo a pior publicidade possível, e nós, moradores, vivemos em condições indignas.”
Os habitantes pedem medidas imediatas e exigem que o serviço de recolha seja reforçado e ajustado à realidade da época estival. “Está na hora de agir. O povo merece respeito e condições básicas de higiene”, concluem.
Catarina Martins deu a primeira entrevista após a apresentação da sua candidatura às eleições presidenciais…
Gerir uma frota de transporte é uma tarefa complexa e exigente. Entre o planeamento de…
Foi hoje inaugurado, em Soutelo, Vila Verde, o primeiro Campus do Pensamento Industrial e Digital…
A noite de sábado das Festas das Colheitas de Vila Verde ficou marcada por uma…
Assembleia da República aprovou esta sexta-feira o projeto de lei do Chega que proíbe o…
Em política, prometer é comprometer-se. E comprometer-se com as pessoas exige respeito, memória e ação.…